Avião Gloster Meteor, Força Aérea Brasileira, Aeroporto Afonso Pena, São José dos Pinhais, Paraná, Brasil
São José dos Pinhais – PR
Fotografia
Chegada de parte das esquadrilhas de jatos ingleses Gloster Meteor no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais/PR. As aeronaves, então recém compradas, estavam se dirigindo à base aérea de Canoas, Rio Grande do Sul.
Texto:
Em 1952, o ministro Nero Moura, para elevar a Força Aérea Brasileira ao nível das Forças Armadas dos países desenvolvidos da época, empenhou-se em efetivar a compra de 10 Gloster Meteor TMk.7, designados TF-7 na FAB, e 60 Gloster Meteor FMk.8, que ficaram conhecidos como F-8. Um fato curioso sobre a aquisição dessas aeronaves, foi o uso de 15 mil toneladas de algodão como moeda de troca no pagamento dos aviões aos ingleses. Na verdade, o que determinou a compra foi o fato de que os P-47 da FAB não conseguiam mais sequer acompanhar os modernos jatos comerciais da época em voo, como o de Havilland Comet entre outros.
Na época foi uma grande novidade para os militares por se tratar de nova tecnologia para os padrões brasileiros, constituindo o nascimento da era do jato puro na FAB e no Brasil. Trecho de texto da AFA.
Nota do blog: Data década de 50 / Fotografia de Nelson Nigro Samways.