Qual a Diferença Entre a Moqueca Capixaba e a Baiana? – Artigo

Qual a Diferença Entre a Moqueca Capixaba e a Baiana? – Artigo
Fotografia

Texto 1:

O prato moqueca dá caldo a uma das rivalidades mais saborosas do Brasil: a “disputa” entre a capixaba e a baiana.
“Moqueca, só capixaba, o resto é peixada”, é uma frase comum de se escutar, trazendo à tona a defesa clássica dos moradores do Espírito Santo quando a “rixa” toma corpo.
Fato é que ambas representam tradições culinárias ricas, mas suas diferenças vão muito além do nome.
A moqueca baiana é marcada pelo uso de azeite de dendê e leite de coco, ingredientes que dão cor e sabor intensos ao prato.
Geralmente preparada com peixe e camarão, leva ainda pimentão, tomate, cebola e coentro. Seu sabor é forte e encorpado, resultado da fusão de culturas africanas, indígenas e portuguesas na Bahia.
Já a moqueca capixaba, originária do Espírito Santo, tem um perfil mais leve e delicado. Feita em uma tradicional panela de barro das Goiabeiras, uma técnica artesanal passada de geração em geração, a moqueca capixaba não leva dendê nem leite de coco. Seu cozimento acontece com azeite de oliva, urucum, limão, tomate, cebola, coentro e outros temperos, ressaltando o sabor natural dos ingredientes.
As panelas de barro das Goiabeiras, reconhecidas como patrimônio cultural, garantem um cozimento uniforme e contribuem para o sabor autêntico do prato.
A disputa entre qual moqueca é melhor é antiga e bem-humorada. Os capixabas defendem que sua versão é a original, enquanto os baianos costumam afirmar que a sua tem mais sabor e identidade.
Apesar da rivalidade, ambas são expressões autênticas da gastronomia brasileira e conquistam paladares pelo país, além de ganharem outras versões ainda mais variadas, que colocam mais fogo nessa saborosa “briga”. Texto do Uol.
Texto 2:
Receita de Moqueca Capixaba:
Ingredientes: 1 ½ kg de peixe firme em postas, com 3 cm de espessura (badejo, dourado, namorado, robalo), mais ou menos 6 postas; sal e pimenta-do-reino moída a gosto; suco de 1 limão grande; 1 fio de óleo; 1 ½ colher (sopa) de alho; 6 tomates médios picados (800 gr); 4 cebolas grandes em rodelas picadas (400 gr); 1 maço de coentro picado; sal a gosto; 2 colheres (sopa) de urucum.
Modo de preparo: Coloque numa assadeira 1 ½ kg de peixe firme em postas e tempere com metade do alho. Acrescente sal e pimenta-do-reino moída a gosto e o suco de 1 limão; aqueça uma panela de barro, coloque 1 fio de azeite e refogue rapidamente metade do alho e metade das cebolas grande em rodelas picadas. Adicione metade dos tomates médios picados, metade do maço de coentro picado e misture bem. Arrume as postas de peixe de forma que não fiquem uma sobre a outra. Distribua o restante dos tomates e das cebolas picadas, sal a gosto e regue com 2 colheres e meia (sopa) de urucum. Tampe a panela e deixe cozinhar por 25 minutos em fogo alto; durante o preparo da moqueca, não mexa com uma colher para não quebrar as postas de peixe. Balance a panela na metade do cozimento para evitar que o peixe agarre no fundo; sirva em seguida com pirão, moqueca de banana da terra e arroz branco. Essa receita serve de 3 a 5 pessoas. Texto da Prefeitura de Guarapari/ES.

Texto 3:

Receita de Moqueca Baiana:
Ingredientes: 1,5 kg de postas de peixe (namorado ou cação); 500g de camarão médio limpo; suco de 1 limão; 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado; 2 dentes de alho amassados; 4 colheres (sopa) de azeite; sal a gosto; 1 pimentão verde fatiado; 1 pimentão amarelo fatiado; 1 pimentão vermelho fatiado; 2 tomates fatiados; 2 cebolas fatiadas; 1 garrafa de leite de coco (200 ml); 2 colheres (sopa) de azeite de dendê; 5 colheres (sopa) de coentro picado.
Modo de preparo: Tempere o peixe e os frutos do mar com o suco, o cheiro-verde, o alho, o azeite, sal e molho de pimenta. Em uma panela de barro grande, intercale camadas de peixes e frutos do mar com os demais ingredientes polvilhados com sal. Regue tudo com o leite de coco e o dendê. Tampe e então cozinhe em fogo médio por 10 minutos depois de iniciada a fervura. Desligue e deixe descansar por 10 minutos. Polvilhe com o coentro e sirva em seguida (se possível faça uma farofa de dendê). Texto do Terra.
Nota do blog: Data e autoria das imagens não obtidas.
Share this article
Picture of Andrea Belloti
Andrea Belloti

Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Donec sollicitudin molestie malesuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post.