Estátua “Ibrahim Nobre – O Tribuno”, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil

Estátua “Ibrahim Nobre – O Tribuno”, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil
São Paulo – SP
Fotografia

Localizada no Parque Ibirapuera, próximo ao Auditório Ibirapuera, a escultura foi realizada em bronze com pedestal em granito. De autoria de Luiz Morrone, foi iniciativa de uma comissão de advogados, promotores e juízes. A obra foi inaugurada em 1972, dois anos após a morte do homenageado, por ocasião das celebrações do Movimento Constitucionalista de 1932.
Ibrahim de Almeida Nobre (1888-1970) foi uma figura importante no episódio, sendo jurista e orador. Fazia parte dos comícios públicos e seus discursos buscavam a adesão da população ao movimento, também incentivando as tropas da Força Pública a aderirem à revolta. Um de seus escritos, o poema-manifesto “Minha Terra, Minha Pobre Terra”, publicado em 25/01/1931 no jornal “A Gazeta”, representava o sentimento cívico do momento. Além de ser o tribuno do povo, em 1932 quando estourou a luta armada, Ibrahim participou como soldado raso no combate às tropas na Frente Sul.
O monumento tem em sua parte de bronze uma figura humana de corpo inteiro rica em detalhes nas suas roupas e feições. A figura é representada com movimento: há dobras no tecido, o terno parece balançar no ar, a mão levantada evocando um de seus famosos discursos. Foram colocados punhados de terra de diversas localidades do Estado de São Paulo dentro do pedestal da escultura, simbolizando a união do tribuno com a sua “pátria paulista”. E o pedestal sob a figura de Ibrahim tem uma dimensão não muito grande: com 2 metros de altura, está um pouco acima do chão, mas não a ponto do observador perder de vista sua figura.
Posicionado de frente para o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, Ibrahim Nobre está retratado em sua função de tribuno com um último e eternizado discurso perante seus parceiros do movimento. Texto de Daniel Cruciol / Demonumenta.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

Share this article
Picture of Andrea Belloti
Andrea Belloti

Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Donec sollicitudin molestie malesuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post.