Engenho Central, Piracicaba, São Paulo, Brasil

 

Engenho Central, Piracicaba, São Paulo, Brasil
Piracicaba – SP
Fotografia

Fundado pelo Barão de Rezende em 1881, o Engenho Central é considerado o marco zero da cidade, uma vez que foi um dos principais responsáveis pelo seu desenvolvimento econômico. 

No século 20, tanto o açúcar quanto o álcool produzidos na usina ao longo dos anos transformaram a região na maior produtora do país.
Em 1889, o Engenho Central foi vendido para os franceses Durocher, Doré e Maurice Allain, passando a se chamar “Société de Sucreries Brésiliennes”. A partir de então, sua capacidade de produção passou para cerca de 100 mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool por ano.
Porém, o declínio da produção veio em 1950, com a falta de mão de obra especializada, a dificuldade de manutenção das máquinas e a concorrência acirrada com países latino-americanos. Em razão disso, o empreendimento foi desativado em 1974.
Atualmente, o Engenho Central é reconhecido como patrimônio histórico de Piracicaba, tombado pelo Codepac em 1989. Hoje, sedia eventos como a “Paixão de Cristo”, o Salão Internacional de Humor e a Festa das Nações. Além disso, também abriga o Teatro Municipal Erotídes de Campos e a SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Nota do blog: Data não obtida / Crédito para Hélder Prado.
Share this article
Picture of Andrea Belloti
Andrea Belloti

Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Donec sollicitudin molestie malesuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post.