Viaduto Boa Vista, São Paulo, Brasil

 

Viaduto Boa Vista, São Paulo, Brasil
São Paulo – SP
Fotografia

Um símbolo de São Paulo completou, recentemente (2024), 92 anos: o Viaduto Boa Vista. 

Apesar de ocupar uma distância curta e quase não ser notado por quem passa diariamente por ele, este pequeno e belo viaduto foi inaugurado poucas semanas antes de eclodir a Revolução Constitucionalista de 1932, sendo o grande marco da gestão do prefeito Gofredo da Silva Teles, que governou a cidade somente naquele fatídico ano.
A importância desta obra não pode ser medida pela sua extensão, mas sim pela gigantesca praticidade que sua construção trouxe a locomoção de pessoas, bondes e automóveis no centro de São Paulo a partir daquele ano.
Sua construção resolveu o grande problema que era ir da região das ruas Florêncio de Abreu e Santa Ifigênia até o então Palácio do Governo, que ficava na praça João Pessoa (atualmente Pátio do Colégio), pois a ladeira General Carneiro dificultava a ligação. Por este motivo foi construído, deixando a ladeira intacta por baixo do viaduto.
A obra começou a ser planejada em 1914 e sua construção só iniciou, de fato, em 1928. 
Como a construção viria a receber um intenso tráfego de bondes e veículos, era necessário que o viaduto fosse bastante robusto. Para evitar problemas futuros, inúmeros testes de resistência da estrutura foram realizados, todos com sucesso, permitindo a inauguração do viaduto no dia 24/06/1932, sendo anunciando com bastante galhardia pelos principais jornais paulistanos à época.
A obra trouxe profundas transformações viárias na região central da cidade. O novo viaduto desafogou completamente o já saturado trânsito da rua XV de novembro, que até então era a principal ligação entre a praça da Sé e o vale do Anhangabaú, através do viaduto Santa Ifigênia, bem mais distante. 
Além disso, o novo caminho do centro impulsionou uma série de novos edifícios na região, como o vizinho ao viaduto, sede da Associação Comercial de São Paulo.
E não bastava o viaduto ser funcional, precisava ser uma bela obra arquitetônica pois estava localizado ao lado do então Palácio do Governo. E mesmo sendo uma obra de poucos metros, os engenheiros Gaucherry (cálculo) e Oswaldo Bratke (autor do projeto arquitetônico) projetaram uma bela construção em art déco, cujos traços podem ser observados com mais detalhes na parte inferior do viaduto e nas suas grades de ferro.
Hoje, quase um século depois da sua inauguração, o Viaduto Boa Vista continua sendo uma importante via de tráfego da região central, além de um belo local para fotografias.
Nota do blog: Créditos de texto e imagens para Douglas Nascimento / Foram efetuadas algumas adaptações no texto para o blog.

Share this article
Picture of Andrea Belloti
Andrea Belloti

Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Donec sollicitudin molestie malesuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post.