Texto 1:
A Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Santa Cruz do Rio Pardo, não é ainda um santuário oficial, reconhecido como tal pelas autoridades da Igreja, porque ainda não é meta de peregrinações para a região, como se requer de um Santuário e nem tem atendimento diferenciado, mas o povo assim a chama, e a voz do povo não é a voz de Deus?
Na década de 50, sentia-se necessidade de uma igreja no alto da cidade, pois a que existia já não era mais suficiente. O Dr. Barontini, de Curitiba, fez um projeto muito bonito, mas que foi deixado de lado por causa do alto custo que viria a ter, totalmente fora das possibilidades. Foi então pedido ao Dr. José Acácio dos Santos, engenheiro residente em Santa Cruz, um projeto novo, que saiu mais simples, mais grandioso, bonito e suficientemente grande para acolher a população do alto da cidade.
No dia 18 de Setembro de 1955 foi lançada a primeira pedra, na presença de Dom Henrique Golland Trindade, Bispo de Botucatu. Trabalharam muito, Frei Reginaldo Orlandini e Frei Antônio Sonego, este na arrecadação das contribuições, e o primeiro na obra propriamente dita. O povo santacruzense mostrou a sua generosidade, sobretudo através da campanha do café nos sítios e fazendas do município; Frei Reginaldo se desdobrava nas quermesses. Foi também um benemérito da obra o Dr. Leônidas Camarinha, então deputado estadual.
No dia 31 de Maio de 1960 foi festejado o término da primeira fase do Santuário: paredes e cobertura. Mesmo sem o acabamento, precisava começar a funcionar, porque as missas no claustro da Escola Apostólica não podiam continuar daquele jeito. Nesse dia, foi coroada a belíssima imagem de Nossa Senhora de Fátima, oferta da colônia portuguesa, e que está no Santuário para veneração dos fiéis.
Depois, pouco a pouco, vieram o forro, o piso, os belíssimos vitrais (doados por 24 famílias da cidade; 30 mil cruzeiros cada, em 1964), o altar e os degraus de mármore; enfim tudo o que necessita uma igreja.
Faltam ainda muitos detalhes para dar-se a obra por terminada: uma boa pintura e o sonho dos quadros dos mistérios do Rosário. Se Deus quiser, um dia chegaremos lá, realizando também o sonho da oficialização do Santuário. Texto de Frei Estevão Nunes
A recém erigida Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima aos 31/01/2016, antigamente era capela filial da Paróquia de São Sebastião.