Aspecto do Memorial a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Curitiba, Paraná, Brasil

Aspecto do Memorial a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba – PR
Fotografia

Todo curitibano, nato ou de coração, conhece o trabalho de Maria Inès Di Bella, 73 anos. Afinal, quem nunca viu o monumento de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, situada estrategicamente bem no encontro das ruas São Francisco e Barão do Cerro Azul? Falando assim, pode até ser que os mais desatentos se confundam. Mas quem sabe se a referência for à “santinha” do Largo da Ordem?
A estátua de bronze de 2,5 metros e 650 quilos, a poucos metros da Catedral Basílica de Curitiba, é apenas uma entre tantas obras que ilustram o dia a dia dos curitibanos, criada pela escultora argentina radicada em Curitiba, Maria Inès Di Bella.
Maria é uma mulher pequena, bonita e simpática. Ao vê-la, a primeira coisa que se pensa é: como é possível uma pessoa tão delicada criar objetos tão grandes?
Maria Inès é escultora, desenhista e gravadora há 50 anos. Nascida em Buenos Aires, chegou ao Brasil em 1974. Curitiba não foi seu destino original. Como tantos criativos da época, foi atraída para a cidade do Rio de Janeiro, onde montou seu primeiro estúdio, no bairro de Santa Teresa, com vista para o Cristo Redentor.
No mesmo ano, porém, durante o Festival de Inverno de Ouro Preto, em Minas Gerais, Maria encontrou Alfi Vivern, outro artista argentino. O que Buenos Aires separou, o Brasil uniu. Maria e Alfi se apaixonaram e passaram a compartilhar vida e obra.
Com dois filhos, mudaram-se para Curitiba, em 1978, onde Maria montou seu primeiro ateliê na Rua Saldanha Marinho. Mais tarde, o espaço foi transferido para a Rua Carlos de Carvalho, próximo à Praça da Espanha.
No mesmo período, Maria começa a estudar gravura e litografia de metal na Casa da Gravura – com as artistas Uiara Bartira e Rosane Schoedel e também com o professor e escritor Orlando da Silva.
Maria tem uma obra extensa e sua produção é contínua. Parece que o trabalho de Sísifo, ao menos para essa delicada argentina, rende. Além de ser a artista criadora da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, é dela também o Leão da Manoel Ribas.
O nome correto da obra, de 1996, é Leão da Justiça Alado. “O monumento de bronze, em um pedestal alto – 9 ou quem sabe 12 metros –, é uma escultura que tenho muito carinho, resultado de um trabalho de pesquisa que eu fiz inspirado no Leão da Praça de São Marco, na Itália. Consegui fazer o meu próprio Leão da Justiça, uma homenagem aos italianos de Santa Felicidade, o que resumo como uma honra para mim”, afirma.
O rosto de Lala Schneider, em frente ao Teatro Guaíra, também é obra de Maria em parceria com o marido Alfi Vivern. A boa moça argentina não para de trabalhar – mesmo sendo mãe, avó e esposa. E a Vênus Curitibana, da praça Didi Caillet de Leão, no Alto da Glória, aliás, também é dela.
Sobre o trabalho mais emocionante em relação à cidade de Curitiba, Maria resgata algumas lembranças: “A montagem da escultura de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais é inesquecível. Nós chegamos lá de Kombi, nossa poderosa Kombi (brinca). Paramos ao lado da coluna de 12 metros, porque o guindaste iria pegá-la e erguê-la até o topo do pedestal. Nesse momento, juntaram-se pessoas em torno da estátua, pessoas em devoção que pegavam nas mãos da escultura. Foi um momento de muita emoção para mim. Quando o guindaste ergueu a obra, teve que empreender mais força para desprender as mãos das pessoas, que começaram a aplaudir a santa”, relembra.
Maria afirma que Curitiba deu a ela muitas oportunidades para trabalhar com a arte. “Amo Curitiba e sou grata a esta cidade”, garante. Texto de Patricia Mannarino / Gazeta do Povo.

Nota do blog: Imagem 1, autoria e data não obtidas / Imagem 2, data não obtida, crédito para Maria Inès Di Bella.
Share this article
Picture of Andrea Belloti
Andrea Belloti

Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Donec sollicitudin molestie malesuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post.