Boulevard dos Oitis, Araraquara, São Paulo, Brasil

Boulevard dos Oitis, Araraquara, São Paulo, Brasil
Araraquara – SP
Fotografia

Atualmente cartão postal da cidade, a rua Voluntários da Pátria, a famosa rua 5, recebeu esse nome por um triste motivo: a Guerra do Paraguai, iniciada em 1864. Na época, a Vila de Araraquara enviou 30 jovens voluntários para o combate. Cinco anos depois, apenas 10 voltaram, alguns mutilados. Assim, em 1º de julho de 1914, a rua 5, que se chamava “Alegre”, passou a ser a “Voluntários da Pátria”.
Já o famoso túnel verde de Oitis foi plantado em 1911, quando o prefeito Major Dário Alves de Carvalho mandou vir do Rio de Janeiro 400 mudas da espécie, plantadas no trecho entre as avenidas Djalma Dutra e José Bonifácio, e na atual rua São Bento. Atualmente, o túnel de árvores é tombado como patrimônio histórico do município.
Foi nela, ainda como rua Alegre, que em setembro de 1909 começou a funcionar a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara. Como quase tudo no passado, a construção não havia sido registrada em cartório, onde até recentemente constavam dois pastos a ocuparem a área.
Parte das calçadas jurássicas do município também estão localizadas nessa rua, onde é possível encontrar pegadas de dinossauros e informações das espécies que deixaram suas marcas nas lajes de arenito da Formação Botucatu há milhões de anos (fazem parte do atual “Boulevard dos Oitis”, inaugurado em setembro de 2008).
O conjunto é completado com o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa), na esquina com a avenida Portugal. O local abriga, entre outros, um acervo de lajes de arenito, com marcas de pegadas de dinossauros e mamíferos do período Cretáceo, que andaram por Araraquara há aproximadamente 135 milhões de anos. Texto da Câmara Municipal de Araraquara.

Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

Share this article
Picture of Andrea Belloti
Andrea Belloti

Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Donec sollicitudin molestie malesuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post.