Casa Mylla, Curitiba, Paraná, Brasil

Casa Mylla, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba – PR
Fotografia

Um exemplar da arquitetura eclética com linguagem neoclássica alemã. Assim era definida a Casa Mylla, um casarão na rua Barão do Cerro Azul, antiga rua Antônio Barbosa Gomes Nogueira. Construída em 1870 por imigrantes alemães, a residência foi moradia de algumas personalidades de Curitiba, como o General Plínio Tourinho, um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná. Seu nome veio da última família a ser dona do local, descendentes de Jacomo Mylla.
Uma forte comoção popular tomou conta da cidade à época de sua demolição. Em 1985, em matéria do Correio de Notícias, o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) reforçava o interesse em preservar a Casa Mylla, abandonada há anos e servindo de depósito de lixo. O professor Key Imaguire Junior, na mesma matéria, afirmava que a casa era um dos representantes mais importantes da cultura alemã em Curitiba.
“Da ampla contribuição germânica à arquitetura local, as construções feitas por imigrantes ou por eles influenciadas é apenas uma parte, mas a melhor parte sem dúvida”, declara Imaguire na publicação. Nada disso foi suficiente. Em homenagem à casa, foi erguido no Bosque do Alemão o Portal da Casa Mylla, uma réplica de sua fachada com gradil original da construção. Texto da Revista Haus.
Nota do blog: Imagem 1, data 1985, crédito para o Correio de Notícias / Imagem 2, data 1941, autoria não obtida / Imagens 3, 4 e 5, data e autoria não obtidas.


 

Share this article
Picture of Andrea Belloti
Andrea Belloti

Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Donec sollicitudin molestie malesuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post.