Chafariz Anfitrite e Tritão, Parque Buenos Aires, Higienópolis, São Paulo, Brasil

 

Chafariz Anfitrite e Tritão, Parque Buenos Aires, Higienópolis, São Paulo, Brasil
São Paulo – SP
Fotografia

Situado na entrada principal do parque Buenos Aires, o chafariz Anfitrite e Tritão data do início do século XX. 
A escultura representa personagens metade humanos e metade peixes, que seguram uma concha com jorro d’água. 
A obra foi executada com argamassa armada pigmentada e o espelho d’água foi decorado em todo o seu perímetro com volumes em forma de ondas para representar os oceanos. 
Essa é uma técnica decorativa chamada de “rocaille”, onde volumes executados em argamassa imitam elementos da natureza.
A obra, uma réplica da “Fontaine du bassin Soufflot”,  instalada em frente ao Jardin du Luxembourg, em Paris, sendo possivelmente sugerida para compor a praça Buenos Aires por Joseph-Antoine Bouvard, arquiteto e paisagista francês, contratado pelo prefeito Raymundo Duprat para realizar o projeto paisagístico da praça. 
Ela foi inaugurada parcialmente como praça Higienópolis em 1913 e renomeada praça Buenos Aires, em setembro do mesmo ano. Na década de 1980, passa a ser classificada como parque.
Devido ao seu precário estado de conservação, foram realizados procedimentos de restauração pela empresa Velatura Restaurações, com fiscalização dos serviços pelo DPH.
Infelizmente, cumpre dizer, o resultado final da restauração não ficou bom, com a escultura passando a ter traços e cor diferente do original, verdadeiro crime contra o patrimônio artístico da cidade…

Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

Share this article
Picture of Andrea Belloti
Andrea Belloti

Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Donec sollicitudin molestie malesuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post.