Edifício Meira Júnior, Centro, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Edifício Meira Júnior, Centro, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto – SP
Fotografia

Em Ribeirão Preto, assim como na maioria das cidades enriquecidas pelo café, desde o final do século XIX a alta burguesia se preocupava com o embelezamento urbano, apoiada pelo discurso da higiene, beleza e disciplina.
Assim, a arquitetura e o paisagismo da cidade deveriam representar seu progresso, modernidade e riqueza. Altos investimentos foram feitos pelo poder público e pela iniciativa privada na edificação de imóveis que colaborassem para a construção desta imagem.
Em 1930 a Cervejaria Paulista, poderoso empreendimento industrial que dava as cartas na economia ribeirão-pretana, financiou o projeto que coroou estas ações: o “Quarteirão Paulista”.
Composto por dois edifícios novos, em estilo eclético, o Theatro Pedro II e o edifício Meira Júnior, e pelo Hotel Central, construção já existente que foi reformada e recebeu o nome de Palace Hotel, o “Quarteirão” foi edificado em frente à praça central, marco da fundação da cidade.
O edifício Meira Júnior foi projetado para compor este cenário de modernidade, com lojas e uma luxuosa confeitaria no pavimento térreo, aos moldes da Confeitaria Colombo do Rio de Janeiro, e suntuosos escritórios nos andares superiores.
No decorrer do século sofreu mudanças em seu uso e arquitetura.
Em 1979, a Choperia Pinguim, que já existia há quarenta e três anos e era amplamente conhecida pela qualidade de seu chope, abriu uma filial no local, tornando-o novamente um importante ponto de efervescência cultural e sociabilidade, que se mantém até hoje. Trecho de texto do Base de Dados de Livros de Fotografia.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

Share this article
Picture of Andrea Belloti
Andrea Belloti

Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Donec sollicitudin molestie malesuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post.