Obra “Aos Inconformados”, Praça Rebouças, São Paulo, Brasil
São Paulo – SP
Fotografia
A obra “Os Inconformados” foi inaugurada no dia 08/12/2021.
Quem são os inconformados?
Os inconformados são todas as pessoas que buscam fazer a diferença – seja com pequenas atitudes no dia a dia, ou com grandes missões ao longo da vida. Acreditamos que um mundo melhor só é possível se todo mundo tiver um pouco desse inconformismo dentro de si.
A obra, criada pelo artista plástico cearense Alex Oliver, simboliza essas pessoas que quebram barreiras de todos os tamanhos. Ela não tem gênero, raça ou classe social definida: é uma representação de todos que se movimentam em direção ao novo e que ousam questionar o que o mundo determinou como seus limites.
Segundo Alex Oliver, “Foi um grande desafio. Como representar os milhões de clientes do Nubank, como representar em uma obra o não conformismo com as adversidades? A ideia de transpor obstáculos e estar em constante movimento me levou à ideia de representar cada cliente do Nu”.
Essa é uma das formas simbólicas que o Nubank encontrou de agradecer aos inconformados que ajudaram o banco a chegar onde está. Por isso, decidiram erguê-la em uma praça pública de São Paulo, alguns quilômetros de seu escritório principal e doá-la à cidade.
Além disso, fizeram uma revitalização total da praça, para que ela se torne um espaço de convivência e encontro. Além da renovação do piso, sistema de iluminação, jardins e lixeiras, também há wi-fi gratuito e aberto a todos.
A obra “Os Inconformados” fica na Praça Rebouças (Av. Faria Lima, 1538, esquina com a Av. Eusébio Matoso).
Mas por que essa obra?
É comum em grandes empresas tradicionais (os bancos, entre elas) ter um busto de seus fundadores exibido na sede da companhia – normalmente, uma estátua séria e imponente, restrita àqueles que passam pelos corredores do escritório.
Obviamente, isso não tinha nada a ver com o Nubank. Mas uma obra que homenageasse as pessoas que nunca são destacadas – e que são totalmente responsáveis pelo sucesso da empresa –, essa sim fazia sentido.
E também fazia sentido que essa obra de arte fosse pública, para que qualquer pessoa pudesse vê-la. A praça escolhida, agora revitalizada, também é uma forma de agradecer à cidade em que o banco nasceu.
Concluindo, os inconformados transformam o mundo, o banco fica muito feliz em homenageá-los! Trecho de texto do Nubank adaptado para o Blog.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.