Palacete Paulo de Arruda Corrêa da Silva / Palacete das Rosas, Secretaria Municipal de Cultura, Praça Antônio Corrêa da Silva / Esplanada das Rosas, Centro, Araraquara, São Paulo, Brasil

 

Palacete Paulo de Arruda Corrêa da Silva / Palacete das Rosas, Secretaria Municipal da Cultura, Praça Antônio Corrêa da Silva / Esplanada das Rosas, Centro, Araraquara, São Paulo, Brasil
Araraquara – SP
Fotografia

Texto 1:
O Palacete “Paulo de Arruda Corrêa da Silva”, mais conhecido como “Palacete das Rosas”, já nasceu com vocação cultural. Projetado por Alexandre Ribeiro Marcondes Machado que, além de engenheiro e arquiteto, era também poeta, foi construído para ser a sede do Clube Araraquarense. 

Inaugurado em 1925, o Clube, com o Teatro Municipal de um lado e o Hotel Municipal de outro, compunha o boulevard da Esplanada “Antônio Corrêa da Silva”, a “Esplanada das Rosas”, símbolo da modernização de inspiração francesa de uma Araraquara que queria se sofisticar e deixar para trás o final do século XIX, marcado pela epidemia de febre amarela e pelo linchamento dos Britos.
Além de promover eventos sociais, o Clube tinha um relevante papel cultural pela sua biblioteca, chamada, na época, “gabinete de leitura”, formada por doações dos sócios.
O prédio, com dois pavimentos e um subsolo, apresenta características de arquitetura eclética, com colunas que remetem ao neoclássico e janelas e portas de linhas longas, ondulantes e assimétricas, muitas vezes apresentando elementos que lembram formas da natureza, estilo art noveau, mas com desenhos geométricos.
Em 2006, passou a integrar os bens municipais, abrigando a sede da Secretaria Municipal de Cultura. O antigo cenário de bailes e eventos sociais luxuosos tornou-se palco de apresentações de saraus, lançamentos de livros, sessões solenes, musicais, recitais, exposições e intervenções artísticas, democratizando a cultura. Texto da Câmara Municipal de Araraquara.
Texto 2:
Conforme se observa nas imagens, o Palacete Paulo de Arruda Corrêa da Silva / Palacete das Rosas não se encontra em boas condições de conservação. O prédio, sede da Secretaria Municipal de Cultura, precisa de manutenção, limpeza, segurança e revitalização. Texto do Blog.
Localizado na rua São Bento, número 794, entre as avenidas Duque de Caxias e Portugal.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.
Share this article
Picture of Andrea Belloti
Andrea Belloti

Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Donec sollicitudin molestie malesuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post.