Praça Cidade de Milão, São Paulo, Brasil

 

Praça Cidade de Milão, São Paulo, Brasil
São Paulo – SP
Fotografia
Texto 1:
A praça está passando por um processo de revitalização. 
Está bem melhor que antes mas, como mostram as imagens, ainda falta terminar.
Texto 2:
A revitalização da fonte e requalificação da praça Cidade de Milão fazem parte do projeto “Italia per San Paolo – Monumentando e Restaurando a Cidade” e têm por objetivo resgatar
a funcionalidade da fonte e a conservação de seus elementos escultóricos, garantindo sua
preservação. 
O projeto é de autoria do Instituto Europeu de Design (IED) e a obra é uma
doação da Pirelli.
Localizada na região do parque do Ibirapuera, a praça Cidade de Milão foi criada para
comemorar o conceito de cidades irmãs entre Milão e São Paulo, pactuado em 1962. Como
elemento central, a praça possui uma fonte ladeada por réplicas de quatro estátuas do gênio renascentista Michelangelo. Trata-se das alegorias que representam a Noite, o Dia, o
Crepúsculo e a Aurora, numa menção aos contrastes da passagem do tempo, da vida e da
morte e cujos originais encontram-se na capela dos Medici, em Florença.
A recuperação da fonte que decora a praça Cidade de Milão faz com que ela retome seu pleno
funcionamento, validando sua monumentalidade e interação com a comunidade local e
visitantes. 
Foi realizada a limpeza de todos os elementos, tratamento de trincas e ferragens
expostas, além da recomposição de partes perdidas. A restauração contempla ainda a revisão
dos sistemas hidráulico e elétrico e a impermeabilização do monumento com o objetivo de
prolongar sua vida útil. 
A reconstrução dos jardins e redefinição dos espaços verdes inclui o plantio de novas espécies
vegetais, a construção de caminhos para a definição de percursos no espaço, como um
cachorródromo, a instalação de peças de mobiliário urbano, entre outras propostas. 
No que tange a iluminação, foi realizada a recuperação e modernização do sistema lumínico
existente na fonte, visando à valorização do monumento, e a revisão de postes e instalação de
novos elementos que aumentam a área iluminada na praça e, com isto, melhoraram a relação
noturna dos usuários com o espaço. 
Por fim, foi ativado um elemento de design de interação, por meio do qual os visitantes,
utilizando um leitor de QR-Code de sua preferência, interagem com mosaico físico instalado na
praça e acessam uma foto 360° online que mostra a cidade de Milão. O intuito é aumentar a
relação afetiva entre as duas cidades, além de gerar interesse na visitação do monumento.

Monumento: Fonte Milão-São Paulo, praça Cidade de Milão / Ibirapuera, SP.
Descrição: brasões das cidades de Milão e São Paulo e réplicas em argamassa armada e gesso de quatro esculturas de Michelangelo – Noite, Aurora, Crepúsculo e Dia.
Dimensões: Peça feminina: (1,70m x 2,10m x 0,85m), Peça masculina: (2,90m x 4,17m x 1,45m). Execução: Liceu de Artes e Ofícios, com base nos originais de Michelangelo.
Data: 1962 (praça); 1971 (esculturas). Texto do Italia per San Paolo.
Texto 3:
Nasceu a partir de um acordo assinado em março de 1962, segundo o qual São Paulo e Milão são declaradas irmãs gêmeas. Nesse mesmo ano, Gino Cassini, prefeito de Milão, inaugura na capital lombarda o Largo São Paulo e, em visita a São Paulo, no mês de outubro daquele ano e na presença de Francisco Prestes Maia, então prefeito de São Paulo, inaugura a praça Cidade de Milão.
Na ocasião, Prestes Maia anuncia sua intenção de instalar no local reproduções realizadas em argamassa armada de quatro estátuas do gênio renascentista Michelangelo Buonarroti. 

Tratam-se das alegorias que representam a Noite, o Dia, o Crepúsculo e a Aurora e cujos originais encontram-se na capela dos Medici, em Florença.
As reproduções foram contratadas junto ao Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, que desde o início do século XX guarda uma coleção em gesso de clássicos greco-romanos e renascentistas, provenientes de vários museus europeus.
A proposta para a praça Cidade de Milão inspira-se nas fontes italianas e dispõem as estátuas em torno de um chafariz, de tal maneira que as alegorias femininas representando a Noite e a Aurora, de menores dimensões, fiquem em primeiro plano, enquanto que as representações masculinas do Dia e do Crepúsculo tomam lugar um pouco mais ao fundo, ladeando uma parede na qual figuram os brasões das duas cidades irmãs.
Essa disposição rompe com a disposição adotada por Michelangelo, em que Noite e Dia formam um casal colocado sobre o túmulo de Giuliano de Medici, enquanto que Crepúsculo e Aurora formam outro casal, que decora o túmulo de Lorenzo de Medici. Buonarroti executou-as entre 1526 e 1533, numa menção aos contrastes da passagem do tempo, da vida e da morte.
Embora a realização da obra tenha sido anunciada em 1962, ela foi efetuada somente em 1971.
O conjunto já foi alvo de duas restaurações, sendo a primeira em 1998, com recursos da iniciativa privada e, mais tarde, em 2003, com recursos doados pela cidade de Milão.
O atual projeto de revitalização da fonte e requalificação da praça Cidade de Milão fazem parte do projeto “Italia per San Paolo – Monumentando e Restaurando a Cidade” e têm por objetivo resgatar a funcionalidade da fonte e a conservação de seus elementos escultóricos, garantindo sua preservação.

O projeto é de autoria do Instituto Europeu de Design (IED) e a obra é uma doação da Pirelli. Texto do Italia per San Paolo.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

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Andrea Belloti

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