Praça dos Expedicionários / Praça Coronel José Eugênio Ferreira, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil

 

Praça dos Expedicionários / Praça Coronel José Eugênio Ferreira, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil
Santa Cruz do Rio Pardo – SP
Fotografia

Texto:
A Praça Coronel José Eugênio Ferreira ou Praça dos Expedicionários já homenageou os soldados combatentes da Segunda Guerra Mundial e os combatentes da Revolução de 32. Ela vinha sendo usada como uma espécie de lanchódromo e passou por um processo de restauração e modernização.
Celso Prado, historiador, relatou que no antigo mapa urbano santa-cruzense, início dos anos 1940, apresenta naquele lugar a entrada para um estádio de futebol que veio a ser ocupado pela Associação Atlética Santacruzense em lugar do extinguido Comercial Futebol Clube, à atual avenida Clementino Gonçalves, onde fica a atual Praça Coronel José Eugenio Ferreira e fundos da Escola Leônidas do Amaral Vieira.
No ano de 1940, o então prefeito municipal, Leônidas Camarinha, pretendeu um estádio municipal na atual Praça São Sebastião e adjacências, para isso lançando mão de pacote desapropriatório de terras, para fins diversos e de utilidade pública (Decreto-Lei Municipal nº. 12, de 20 de dezembro de 1940). 

A Associação Atlética Santacruzense deixou o local indo próximo ao Rio Pardo, e o local virou uma praça no final da Euclides da Cunha e início da Clementino Gonçalves, tipo cotovelo.
“Com o fim da Segunda Guerra Mundial, aquele cotovelo foi transformado em ponto de encontro dos expedicionários e aposentados para jogos de cartas (truco, caxeta e outros), sendo extraoficialmente denominado Praça dos Expedicionários ou dos Aposentados, com algumas árvores tipo bosque”, diz.
Em 1960 o prefeito Onofre Rosa de Oliveira deu ao lugar a denominação de Praça Coronel José Eugênio Ferreira, e o prefeito Carlos Queiroz, no ano de 1967 para 1968, nomeou comissão e instalou na praça o monumento aos soldados expedicionários, pracinhas na dita Praça Cel José Eugenio Ferreira.
Posteriormente, o prefeito Aniceto Gonçalves baixou decreto para colocar o Obelisco em memória dos Constitucionalistas de 1932, dentro da Praça Expedicionários. Este obelisco tinha uma placa de bronze em homenagem aos soldados santa-cruzenses de 1932, a placa sumiu e o obelisco desmoronou quando uma coluna e placa de propaganda caiu sobre ele.
“Interessante que Carlos Queiroz colocou lá o monumento aos pracinhas santa-cruzenses, sem nenhum ato oficial a não ser a comissão que ele nomeou para aqueles fins. Já o prefeito Aniceto fez o decreto colocando o obelisco na mesma praça, mas, citando-a como “Expedicionários”, que oficialmente não existe”, aponta. Texto do Jornal Atual.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.
Share this article
Picture of Andrea Belloti
Andrea Belloti

Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Donec sollicitudin molestie malesuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post.