Romi-Isetta, Brasil
Fotografia
A história começa em 1939, com a empresa italiana Isothermos, fabricante de radiadores para calefação, que mudou de dono e de atividade depois da Segunda Guerra Mundial. Adquirida pelo engenheiro Renzo Rivolta, a Iso SPA Autoveicoli iniciou em 1948 a produção de motocicletas. Logo surgiu a ideia de fazer um scooter carenado e daí para a Isetta foi um passo. A apresentação oficial da Isetta ocorreu em 1953. Suas linhas incomuns e qualidades como praticidade e economia logo chamaram a atenção. E mesmo depois de encerrada sua produção na Itália, em 1956, a Isetta seguiu em linha em outros países. A BMW conseguiu a licença para produzir na Alemanha. A Isetta alemã ficou em produção até 1961, mesmo período em que foi feita a versão brasileira, fabricada pela empresa de máquinas operatrizes Romi (cerca de 3000 mil foram produzidas). Houve Isetta na França (Verlan) e na Espanha (Borgward). Nos anos 1960, a Iso se tornou fabricante de automóveis de alto desempenho, como os Iso Rivolta e Iso Grifo (ambos equipados com motor Chevrolet V8 e carroceria Bertone). Texto Quatro Rodas.
Nota do blog: Data não obtida / Crédito para Marco de Bari.